terça-feira, 31 de agosto de 2010

Sonic the Hedgehog 2: Quem se lembra desse clássico do Mega-Drive?

Sonic the Hedgehog 2, ou Sonic 2, é o segundo jogo da série Sonic, lançado em 1992 em 16-bit para o Mega Drive. O jogo, que possui ainda uma versão 8-bit, para a Master System e Game Gear, marca a estréia de Tails, parceiro de Sonic. É um dos mais famosos e maiores sucessos do Sega Mega Drive, motivo pelo qual transformou seu personagem no mascote do console.
O jogo se difere do Sonic original principalmente no fato de não ter sido desenvolvido pelo Sonic Team, mas por uma divisão norte-americana da Sega, o Sega Technical Institute. Mas os programadores do primeiro Sonic, Yuji Naka e Hirokazu Yasuhara viajaram para os EUA para trabalhar no jogo. Para o jogo foi planejado a criação de um parceiro para Sonic. Num concurso interno, a raposa de duas caudas de Yasushi Yamaguchi fora escolhida. Ele queria batizá-la de Miles, mas o resto do time o batizou de Tails. Insatisfeito, Yamaguchi empurrou o nome Miles Prower (um trocadilho com Miles per hour - Milhas por hora) ao personagem, rebatizando-o como Miles "Tails" Prower (tornando Tails um apelido).
A primeira versão a ser lançada foi a 8-bit, em Outubro. No mês seguinte, fora lançada para o Mega Drive (o lançamento norte-americano foi batizado "Sonic Twosday", trocadilho com tuesday, terça-feira), que nos EUA, em apenas 5 dias, vendeu 500.000 cópias. Sonic 2 é o jogo mais vendido para o Mega Drive, com cerca de 4,92 milhões de cópias
No single-player padrão, Sonic é seguido por Tails (que pode ser controlado por um segundo jogador), e quando este é deixado para trás, após alguns segundos volta voando. Um menu permite alterar o personagem para Sonic sozinho ou para Tails (mas este não pode voar - habilidade introduzida em Sonic 3).
O multiplayer consiste em três estágios do jogo: Emerald Hill, Casino Night e Mystic Cave. Os dois jogadores tem de terminá-los bem rápido, e depois vêem quem vence em 5 critérios: placar, tempo, anéis ao final, anéis totais, e monitores quebrados. Além disso, há o estágio especial, no qual o jogador com mais anéis vence.
Quando o jogador coleta as 7 esmeraldas do Caos, Sonic, ao dar um pulo tendo pelo menos 50 anéis, se transforma em Super Sonic, uma versão mais rápida e praticamente indestrutível. Nessa forma, Sonic adquire uma coloração amarela/dourada, lembrando a transformação Super Sayajin do mangá Dragon Ball Z. A transformação gasta 1 anel por segundo, e ao atingir 0 rings, o Sonic volta ao seu estado normal. Super Sonic só morre esmagado, afogado ou caindo em abismos.

Fases:

Emerald Hill Zone: Campo gramado, similar à Green Hill Zone de Sonic 1, com uma floresta de coqueiros com várias cachoeiras. Um dos motivos para o nome pode ser pela possibilidade de se obter as 7 esmeraldas do Chaos nos dois primeiros atos. Chefe: Robotnik dentro de um veículo com uma "furadeira" na frente. Não é difícil, quando acertado sete vezes, Robotnik lança a "furadeira".
Chemical Plant Zone: Um campo industrial, com água poluída com um produto de nome "Mega Mack". Tubos, descidas e loopings fazem você correr pela fase, fazendo que o jogador tenha que tomar um certo cuidado Chefe: Robotnik usa uma máquina que pega um balde de água tóxica e tenta jogar em Sonic. Para piorar, o chão inverte e Sonic pode cair. Curiosamente, caso o personagem fique abaixado, o líquido não causa dano.
Aquatic Ruin Zone: Ruínas, com muitas partes subaquáticas e pilares que soltam flechas. Diferente da fase anterior, é possível pegar fôlego através de bolhas de ar. Existem dois caminhos - por cima, em terra e por baixo, na água. Trata-se de uma zona marcante no jogo visto que a música do jogo é pimba ( depois daquele início mais techno) e Quim Barreiros já pondera a adaptação da música e escrever uma letra. Chefe: Dois totens aparecem nos dois cantos da tela e Robotnik está voando, dando marretadas em cima dos totens que soltam flechas em uma das quatro partes. A flecha atingirá o outro totem e ficará pendurada, então Sonic deve subir em cima da flecha (Do Segundo ao quarto andar do totem), subir em cima do totem e atingir Robotnik.
Casino Night Zone: Uma mistura de cassino (com direito á caça-níqueis) e pinball. Existe muitos rebatores e bumpers, e é noturna, similar a Spring Yard de Sonic 1. Chefe: Robotnik aparece com uma máquina que solta eletricidade por baixo, similar a uma máquina de choque, e se Sonic estiver abaixo de Robotnik, ele lançará uma bomba. Tente não ficar muito no chão pois a bomba pode atingir sonic.
Hill Top Zone: Uma montanha, com partes cheias de lava,telefericos e gangorras(como do jogo sonic the hedgehog na star light zone). Curiosamente, a fase segue o mesmo esquema de paleta da Emerald Hill, apenas mudando a cor da terra de marrom para azul. Chefe: Na fase há dois vãos com lava, e desses vãos aparecerá Robotnik lançando fogo. Se Robotnik não lhe atingir, a grama onde Robotnik lançou pegará fogo.
Mystic Cave Zone: Uma caverna escura, com muitas armadilhas, pontes elevadiças e plataformas que se partem ao se pisarem. É uma fase com muitos badnicks e é longa, sendo uma das mais dificeís do jogo . Chefe: Primeiro, acontecerá um terremoto que fará com que caia pedras que não podem atingir Sonic. Após o terremoto Robotnik aparecerá em uma máquina que faz túneis, semelhante a uma escavadeira. Você deve atingir Robotnik o máximo possível antes que ele cave um buraco que causará terremoto outra vez.
Oil Ocean Zone: Um campo petrolífero,um pouquinho parecido com a segunda fase. onde o óleo fica todo no fundo da fase, podendo ficar pulando sobre ele. A tela toda é praticamente em grandes plataformas, e o óleo que fica por onde os personagens andam fazem eles escorregar. Chefe: Uma parte com dois vãos de petróleo. De um desses vãos sairá uma espécie de "cobra mecânica" indo na direção de Sonic para atingí-lo; Depois aparecerá um dispositivo que soltará três raios Laser na direção de Sonic. Após isso, aparecerá Robotnik em um submarino em um dos vãos e começará tudo de novo. Seja esperto, pois Robotnik ao aparecer, ele descerá imediatamente.
Metropolis Zone: Uma fábrica, cheia de engrenagens e parafusos gigantes e lava no fundo da fase. Os inimigos são centrados em ataques á distância (soltam lâminas ou garras ou explodem)e a única fase que contém 3 atos. Chefe: Robotnik aparecerá do céu com oito "esferas" girando em volta dele. Este chefe é muito difícil, pois as esferas protegem Robotnik e às vezes você poderá atingir as esferas ao invés de Robotnik e você perderá os anéis. As esferas ainda se afastam e voltam para perto de Robotnik e tal qual se move por todas as adversidades. A cada vez que Sonic atinge Robotnik, uma esfera desapareçe.
Sky Chase Zone: É uma fase de transição. Nesse estágio, Sonic está sobre o Tornado (pilotado por Tails), e é atacado pelos robôs voadores de Robotnik. Embora esteja em uma parte mais avançada do jogo, a fase é facíl. Caso você esteja jogando com Tails, Sonic será o piloto do avião.
Wing Fortress Zone: Uma fortaleza aérea, com Sonic sozinho (o Tornado quebra quando é atacado no começo). Tem apenas um ato e um chefe. A fase é curta, com vários badnicks que atacam de longe e muitas armadilhas existem. Chefe: Robotnik está protegido por uma barreira, controlando um aparelho no teto que se move e solta Grandes Raios Lasers. Para atingir tal aparelho, Sonic deverá subir em gangorras giratórias para chegar mais perto do aparelho e atingí-lo, mas cuidado: abaixo das gangorras há espinhos.
Death Egg Zone: Sonic chega na estação espacial de Robotnik (paródia da Estrela da Morte da série Star Wars), onde enfrenta Silver Sonic e Robotnik dentro de um imenso robô, o Egg Ellimination. A fase é sem anéis.
Special Stages: Alcançados ao atravessar um dos checkpoint com 50 anéis. São um túnel em 3D no qual Sonic e Tails tem de pegar anéis, passando por bombas. Um estágio contem três partes - Após passar por uma, é necessária uma maior quantidade de rings para passar pela outra. Ao passar da última, se ganha uma Esmeralda do Caos. Com as sete, se Sonic conseguir 50 anéis pode-se tornar Super Sonic, mas cuidado, o Super Sonic é ativado com apenas um pulo então várias vezes durante o jogo você poderá se transformar acidentalmente.

Emerald Hill Zone:

Chemical Plant Zone:

Pessoal eu tenho 25 anos e ainda tenho o meu Mega-Drive que ganhei de uma visinha minha no ano de 1995 e jogo Sonic até hoje sim pessoal o video-game é tão bão que funciona ainda nada que uma soprada na fita que não resolva né? Sinceramente acho um dos melhores jogos já lançados naquela época ou se não a melhor. Viva o Sonic 2!!!.

6 comentários:

  1. tenho todos no pc pois foi um marco na vida de todos nos exelente

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  2. eu tenho um mega drive :O
    adoro jogar sonic :P

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  3. NOSTÁLGICO POSTO... ME LEMBRA MUITO DE MINHA INFÂNCIA, DEIXAVA MEUS PAIS DORMIREM PARA JOGAR + UM POUCO.

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  4. se sabe que eu ainda tenho o Mega Drive? tenho 16 anos e era da minhas primas que passou pra mim depois. Ainda tem só que o cabo que conectava com a tv quebrou e a fita do Sonic tambm :/ Mais eu jogava esse joga man, era muiito leeegals!

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  5. Velho, eu AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAMO OS JOGOS DO SONIC /O/
    Tenho meu Mega Drive 3 até hoje...
    Tenho o cartucho do Sonic 2, tinha o do Sonic 3 (que dava pra jogar com o Knuckles) e tenho o cartucho do Sonic3D Blast ainda.
    /o/
    Bom, seu tópico me fez pensar que eu sou velho, droga!

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  6. Eu tenho um mega drive lebro que paguei 50 reais nele e tbm tenho esse game do sonic 2 e a fita que vinha no console que era o 6 in 1

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