terça-feira, 28 de setembro de 2010

O Mundo da Lua: Você se lembra?

Planeta Terra chamando, planeta Terra chamando, essa é mais uma missão de diário de bordo de Lucas Silva e Silva falando diretamente do mundo da lua, aonde tudo pode acontecer...

Mundo da Lua é um seriado de TV produzido pela TV Cultura de São Paulo durante os anos de 1991 e 1992. Criação de Flávio de Souza, responsável pelo roteiro da maior parte dos 52 episódios, e direção de Roberto Vignati.
O seriado apresenta Lucas Silva e Silva, um garoto que ganha um gravador de seu avô paterno Orlando ao completar dez anos. Em meio aos problemas típicos da passagem da infância para a adolescência, Lucas cria no gravador histórias a partir de como gostaria que as coisas fossem. Ele vive na casa do avô com ele; os pais, Rogério, professor que se desdobra para conseguir trabalhar em três empregos, e Carolina, que trabalha numa boutique; a irmã mais velha, Juliana; e a empregada Rosa, que conversa com o rádio.
Mundo da Lua, na primeira exibição, em maio de 1991, ia ao ar no começo das noites de domingo na TV Cultura. Entre 1992 e 1993, foi exibido pela Rede Globo dentro do programa Xou da Xuxa. Mas desde 1991, a TV Cultura sempre transmite o seriado, em reprise de segunda a sexta-feira, com breves períodos de pausa. A exemplo de Chaves, no SBT, o próprio público cobra as reapresentações dos episódios.
Fizeram participações especiais no seriado nomes como Rubens Corrêa (o andarilho), Denise Fraga (Juju, tia de Lucas que morava em Paris e aparece num único episódio), Ana Lúcia Torre (professora de Língua Portuguesa do colégio do SESI onde Lucas estudava), Norma Geraldy (Dona Júlia, uma cozinheira de mão cheia mas que já estava meio surda), Rosi Campos (a enfermeira que diz que Lucas não deve dormir nunca mais), Norival Rizzo (treinador de Lucas durante o campeonato de videogame), e até Cláudia Dalla Verde, que integrava a equipe de criação do programa, fez uma aparição como uma professora que dispensa Lucas de comparecer às aulas. Tudo, claro, nos sonhos do garoto.
A atriz Mira Haar (Carolina Silva e Silva) é casada com o criador e ator de alguns episódios da série, Flávio de Souza. Casados desde 1977, têm dois filhos, Leonardo Haar de Souza (que interpretou Diego de Los Angeles, primo de Lucas) e Teodoro Haar de Souza (na época bebê que interpretou Dudu Silva e Silva, irmão de Lucas).
Os atores Gianfrancesco Guarnieri e Antônio Fagundes, contratados da Rede Globo, foram cedidos pela emissora carioca para participação em Mundo da Lua. Os créditos de encerramento do seriado trazem a legenda: "Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri (atores gentilmente cedidos pela Rede Globo)". A participação de tais atores foi possível devido a um acordo entre Cultura e Globo, que cedeu os atores, em troca de poder exibir o seriado em sua programação.
Em 1999, quando comemorava seu trigésimo aniversário, a TV Cultura, depois de algum tempo sem exibir a série, trouxe Mundo da Lua de volta de segunda a sexta em dois horários: 11h e 17h30.
Em 2005, a série deixou de ser exibida na TV Cultura e em seguida foi exibida no canal pagoTV Rá-tim-bum Então 4 anos depois, a série volta a ser exibida em TV aberta, na TV Cultura em 09 de novembro de 2009 às 12:30,mas a série ficou no ar pouco tempo,até o dia 27 de março de 2010.

Elencos

Luciano Amaral - Lucas Silva e Silva
Antônio Fagundes - Rogério Silva (Pai)
Mira Haar - Carolina Silva e Silva (Mãe)
Mayana Blum - Juliana Silva e Silva (Irmã)
Teodoro Haar de Souza - Bebê Eduardo Silva Neto (Irmão Caçula)
Anna D'Lira - Rosa de Souza (Empregada)

Família Silva (Rogério)

Gianfrancesco Guarnieri - Orlando Silva (Avô)
Flávio de Souza - Dudu (Tio)
Lucinha Lins - Roberta (Tia)
Ken Kaneko - Kato (Tio)
Élio Yamaushi - Conrado (Primo)
Daniel Nozaki - Afonso (Primo)
Família Silva (Carolina)
Liana Duval - Ivone (Avó)
Etty Fraser - Iolanda (Tia-avó)
Denise Fraga - Juju (Tia)
Cristina Mutarelli - Marli (Tia)
Joyce Roma - Gisela (Prima)
Leonardo Haar de Souza - Diego (Primo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG