sábado, 20 de novembro de 2010

As 10 melhores espaçonaves da ficção

Desde que o escritor francês Júlio Verne publicou em 1865 "Da Terra à Lua" a imaginação humana não parou mais de criar máquinas maravilhosas para navegar no espaço sideral. Na obra de Verne, a nave espacial imaginada tinha uma forma cilíndrica-cônica que lembrava uma gigantesca bala de revólver ou canhão e podia levar três seres humanos até a então misteriosa órbita lunar. Passado pouco mais de um século da nave em forma de bala imaginada por Verne, as mentes de escritores, roteiristas e desenhistas já tinham conseguido imaginar colossais naves habitadas por centenas de tripulantes, equipadas com armas capazes de destruir um planeta e com tecnologia que as faria alcançar novas fronteiras siderais.
As naves espaciais, em livros, filmes, quadrinhos ou videogames, têm sido uma das principais atrações das aventuras ficcionais criadas principalmente a partir da segunda metade do século 20. São vários os motivos que as tornam fascinantes, além, é claro, da possibilidade de nos levarem onde nenhum homem jamais esteve. Entre os principais deles estão o design, os recursos tecnológicos e a importância mítica que têm na história que protagonizam. Nas próximas páginas, conheça quais são dez das melhores naves espaciais já criadas na ficção.

UD-4L Dropship

 Inspirado nos visuais dos helicópteros Apache e em alguns aviões americanos e britânicos de combate, foi desenvolvido um dos mais belos designs para naves ficcionais de pequeno porte feitas para o desembarque de tropas e para operações de defesa de nave-mãe. Em "Aliens" (direção James Cameron, 1986), o modelo UD-4L Dropship, também conhecido como "Cheyenne", é usado pelas forças norte-americanas em suas operações de transporte tático das tropas de Marines. O conceito artístico da nave, assim como da nave-mãe "Sulaco" que aparece no filme, foi do design industrial Syd Mead, que já tinha concebido os veículos e o visual urbano do cultuado "Blade Runner - O Caçador de Andróides" (direção Ridley Scott, 1980). O dropship UD-4L é um exemplo da qualidade visual alcançado nos cenários e nas espaçonaves mostrados na série de filmes "Alien".

Thunder Fighter

Buck Rogers é um herói espacial que surgiu nos quadrinhos em 1928, criado por Anthony Rogers. Na virada dos anos 70 para os 80, uma série televisiva criada pela rede NBC reviveu sua popularidade e um dos símbolos disso foi a elegante e sexy nave espacial conduzida por Rogers. O Thunder Fighter tornou-se a mais charmosa espaçonave de todos os tempos, pilotada por um herói que passou 500 anos hibernando e que somente é despertado no século 25. O design do Thunder Fighter caiu com uma luva para o estilo mulherengo de Buck Rogers, enquanto realizava suas explorações espaciais.

Battlestar Galactica

A série "Galáctica, Astronave de Combate" foi ao ar pela primeira vez em 1978. Desde então, ela teve várias sequências e, em todas, as espaçonaves sempre tiveram bastante destaque, afinal o título da série original leva o nome da célebre, para os fãs de ficção científica, nave Galáctica. Além do seu estranho design, já que quando vista de cima a nave lembrava mais um crocodilo cibernético, havia também sua imensidão e seu impressionante poder de fogo, ao carregar cerca de 150 naves de combate Vipers e ter praticamente a estrutura e a população de uma grande cidade no seu interior. 

Serenity

Não há nenhuma nave igual a Serenity, da inusitada série de ficção científica "Firefly", que teve uma vida curta com apenas onze episódios. Seu design é absolutamente original, o que faz muitos a considerarem uma das mais esquisitas espaçonaves a navegar pelo Universo. A nave é o lar de nove personagens em aventuras que trazem nítidas influências dos filmes sobre o Velho Oeste. A série assim como a nave Serenity tornaram-se cultuados entre os fãs de ficções científicas, que consideram a espaçonave, mesmo sem armas poderosas, perfeita para suas missões de enfrentar renegados e piratas espaciais que vivem nas bordas de uma futurística aliança de planetas.

Tie Fighter
A saga de "Guerra nas Estrelas" deixou como um de seus legados inovadores designs para espaçonaves de todos os portes e tipos, dos famosos X-Wings do filme de 1977 até a aterrorizante Estrela da Morte, uma mistura de espaçonave e estação espacial gigantes. Uma das mais inovadoras naves espaciais criadas em "Guerra nas Estrelas" foram os caças Tie Fighter. Com o formato que lembra uma gravata borboleta, a criação de Collin Cantwell traz nas laterais enormes painéis destinados a captar energia solar para a espaçonave. Os Tie Fighters foram uma das mais versáteis armas do Império Galáctico comandado por Darth Vader para enfrentar os clássicos X-Wings da Aliança Rebelde. 

Death`s Head

Outra das fantásticas naves criadas em "Guerra nas Estrelas" é o destróier espacial da classe imperial. Sua aparição no episódio "Uma Nova Esperança" (1977) é uma das mais impactantes da história da ficção científica no cinema. Seu tamanho colossal e sua velocidade causaram uma primeira impressão inesquecível nas audiências que assistiram a sua passagem sobre suas cabeças nas telas dos cinemas. Com o formato que lembra uma embarcação de guerra naval, com uma torre reinando imponente sobre o corpo da espaçonave, o destróier espacial a serviço do Império foi uma das naves mais temidas por aqueles que torciam para os Jedis. 

Klingon Bird of Prey

Ela lembra uma águia em seu vôo mortal prestes a atacar sua presa. Não é por acaso que esta moderna nave de combate klingon chama-se "Bird of Prey". Inimigos da Federação dos Planetas e do Império Romulano, na saga de "Jornada nas Estrelas", os militaristas e imperialistas klingons desenvolveram essas espaçonaves de aspecto predatório para missões de defesa e ataque de suas colônias e tropas. As naves da série "Bird of Prey" surgem na saga de "Jornada nas Estrelas" em meados do século 22 e com o passar do tempo passam por aperfeiçoamentos que as tornam um dos principais recursos militares da civilização klingon. O design original da nave foi baseado numa idéia do ator e diretor Leonard Nimoy, que interpretava o doutor Spock na série.

Discovery One

Ela é a nave espacial de um dos filmes mais cultuados de todos os tempos. A bordo dela e no seu comando estava um enigmático computador chamado HAL 9000 que tornaria-se um dos principais protagonista do filme "2001 - Uma Odisséia no Espaço" (direção Stanley Kubrick, 1969). A Discovery One tem um formato interessante e elegante, adequado a suas missões de longo alcance na exploração interplanetária. O design da nave foi pensado por Stanley Kubrick, o escritor Arthur C. Clarke, autor do livro homônimo em que o filme se baseou, e vários técnicos da Nasa. Juntos, eles criaram uma espaçonave que tivesse aerodinâmica e movimentos baseados em princípios científicos e que, ao mesmo tempo, combinasse com a atmosfera fria e sinistra do espaço sideral na visão de Kubrick. 

Millennium Falcon

De todas as maravilhosas máquinas que aparecem em "Guerra nas Estrelas", é ela a que normalmente lidera as listas das melhores de todos os tempos. O que prova que a Millennium Falcon já é um clássico. A nave do capitão Han Solo, que a ganhou em uma aposta, tornou-se lendária ao ajudar a salvar o Universo do lado negro da Força com manobras ousadas, apesar das suas condições tecnológicas precárias. Única e diferente dos padrões estéticos das naves espaciais até então, a Falcon tinha lotação máxima para oito passageiros e tripulantes, o que incluía o co-piloto alienígena Chewbacca. A Falcon fez parte do esquadrão da Aliança Rebelde em sua luta contra o Império, apesar da má vontade inicial de seu capitão, e tornou-se essencial na destruição da temida Estrela da Morte.

USS Enterprise

Clássico dos clássicos, a USS Enterprise é uma das principais atrações da saga "Jornada nas Estrelas". Seu mais famoso design é o criado em 1966 pelo diretor de arte Walter Jefferies para a primeira temporada da série televisiva. Sob o prefixo NCC-1701, a Enterprise inovou em vários aspectos, do seu desenho até a sua capacidade de atingir a velocidade de "dobra espacial". Equipada com torpedos de fótons, canhões de raios "phasers" e um revolucionário sistema de teletransporte, a espaçonave é uma das mais poderosas da Frota Estelar. Sua navegação majestosa no espaço sideral começa no ano de 2245. Sob o comando do capitão James Kirk e com uma tripulação de 430 pessoas, a Enterprise protagonizou algumas das mais emocionantes aventuras espaciais de todos os tempos, entrando para o imaginário da cultura pop como um dos grandes ícones da ficção científica.

7 comentários:

  1. Olá,

    Sensacionais!

    Interessante é que, espaçonaves e coisas em geral que hoje são ficção, amanhã já são realidade.

    Gostei muito da sua postagem e do seu blog, por isto gostaria de convida-lo a conhecer o T3, um ótimo lugar para divulgar seus Links.

    No T3 todos os Links são Folow, fazendo com que seu site apareça melhor posicionado nas pesquisas, O T3 é feito para o publico, sendo assim, existem pessoas realmente interessadas no seu conteúdo, não apenas outros blogueiros curiosos.
    O T3 é um lugar legal onde você pode fazer amigos e compartilhar seu conteúdo, além de acompanhar o conteúdo mais interessante da internet.

    No T3 tudo é feito buscando atrair mais visitantes para seu blog e deixando o site um lugar mais bacana para todos.

    Venha já conhecer o T3 e começar a enviar seus Links!

    www.t3.tol3.net

    Grande Abraço e muito sucesso com seu blog;
    T3

    ResponderExcluir
  2. Caddê a USS NOSTROMO de ALIEN???

    ResponderExcluir
  3. Eu achei que foram boas escolhas! Só faltou a Event Horizon do Enigma do Horizonte.

    ResponderExcluir
  4. death's head eh a mais foda dessa lista,adoro essa nave

    ResponderExcluir
  5. Po, tá faltando a Normandy do jogo Mass Effect 1 e 2. Aquela nave tem um design mto bacana.

    Ótimo post =D

    ResponderExcluir
  6. ta faltando tambem a goliath do dark orbit (pc)

    ResponderExcluir
  7. e a super star destroyer (star wars)

    ResponderExcluir

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG