sexta-feira, 12 de novembro de 2010

As 14 maiores mentiras na história da internet

As chamadas correntes de e-mail, fraudes e farsas de internet irão sempre habitar a rede, prometendo “novas formas de ficar rico” ou fazendo um “pedido urgente de ajuda”. Nesta prática, não há limites para imaginação: avisos médicos, promessas de dinheiro fácil e fotomontagens são algumas de suas formas de atuação. Porém, no fim das contas, trata-se apenas de fraudes e golpes, dos quais selecionamos os 15 mais infames já vistos na web. Apesar de alguns desses golpes terem sido criados anos atrás, os originais – e suas dúzias de variantes – continuam a circular por aí. Preste atenção nos seus e-mails. Certamente você encontrará alguma mensagem que pede encarecidamente “o repasse para o maior número possível de pessoas”.

1 - O turista acidental (2001)

Possivelmente, a montagem mais famosa já criada. Essa piada (horrível, diga-se de passagem), viajou o mundo todo e foi parar em inúmeros e-mails logo após os atentados de 11 de Setembro. A imagem mostra um turista no topo de observação de uma das torres do World Trade Center, posando para um foto minutos antes da colisão de um dos aviões seqüestrados. Num primeiro momento, a figura parece ser real, mas ao se observar certos detalhes é possível perceber que se trata de uma imagem modificada. Primeiro, o avião que se choca na torre é um Boeing 767 – e o que aparece na imagem é um 757. O avião se aproxima da torre pelo norte e o prédio que teria sido atingido, a torre norte, não tinha posto de observação a céu aberto.
Além do mais, a ala de observação da torre sul não abre antes das 9h30 em dias de semana - meia hora depois que o primeiro avião se chocou contra o World Trade Center.


2 - Criança doente precisa de ajuda (1989)

Essa farsa tinha ares de realidade. Tudo começou em 1989, quando Craig Shergold, uma criança de nove anos diagnosticada com câncer, pensou numa forma de realizar seu sonho de entrar para o Guiness Book. Craig pediu que as pessoas lhe enviassem cartões de agradecimento e elas assim o fizeram. Em 1991, 33 milhões de cartões já tinham sido enviados, superando de longe o recorde anterior. Contudo, ironicamente, o site do livro de recordes não contém e nem menciona nada a respeito de Craig Shergold como a “pessoa que mais recebeu cartões de lembrança no mundo” – provavelmente, porque eles não querem encorajar ninguém a tentar superar essa marca. Felizmente, os médicos conseguiram remover o tumor e Craig hoje é um adulto saudável. Porém, seu pedido por cartões se transformou numa brincadeira sem fim.Variações do tema incluem uma menina morrendo de câncer e um garoto com leucemia querendo começar uma corrente de cartas eterna. Uma delas traz uma garota com queimaduras supostamente adquiridas num incêndio no WalMart e alega que a America OnLine vai custear os gastos médicos somente se “você enviar este e-mail para TODOS QUE VOCÊ CONHEÇA”. Já basta para sacar que se trata de uma farsa.


3 - Bill Gates distribui dinheiro (1997)

É verdade. Pensei que fosse boato, mas aconteceu com um amigo meu. Parece que a Microsoft está testando algum novo programa para rastrear e-mail e a empresa precisa de voluntários para ajudar. Ele me mandou um e-mail que recebeu da Microsoft – o e-mail era do próprio Bill Gates! Duas semanas depois, como recompensa pela participação, meu amigo recebeu um cheque de milhares de dólares”.Ahãn, claro que recebeu… Outras versões desses boatos sempre prometem algum tipo de recompensa, principalmente em dinheiro vivo.

4 - Taxa de cinco centavos por e-mail (1999)

O e-mail começa com “Caro assinante de internet, o governo dos Estados Unidos está forçando uma medida legislativa que irá afetar seu uso da internet”. Segundo a correspondência eletrônica, a “medida 602P” autorizará o serviço postal dos EUA a considerar uma cobrança de cincocentavos de dólar por cada e-mail enviado. Não seria uma forma ruim de evitar a enxurrada de correntes e fraudes do mundo digital.
Esse alerta, que explodiu em 1999, não era verdade. Mas era plausível o suficiente para enganar Hilary Clinton durante um debate em 2000, quando ela concorria ao senado.

5 - O e-mail nigeriano 419 (2000)

“Caro Sr.”, começa. “Antes de mais nada, peço um momento de confiança nessa troca. Deixe-me começar me apresentando apropriadamente…”. Certamente você já recebeu um desses e-mails secretos e confidenciais prometendo uma grande recompensa para ajudar alguém a trazer dinheiro para o país.Tudo
que você precisa fazer é confiar a essa pessoa informações quase nada confidenciais, como o número do seu banco e da sua conta.Trata-se do golpe Nigeriano, também conhecido como fraude avançada ou golpe 419 (chamado assim por causa do número do artigo do código criminal nigeriano a que se aplica esse tipo de prática).Os pioneiros desse esquema apareceram em 1980, na forma de cartas de fax – e ainda estão por aí. Mesmo aqueles que se acham mais espertos caem no golpe (entre as vítimas, figura até gente famosa).

6 - Tráfico de órgãos (1996)

O título começa com a seguinte exclamação: “Turistas, cuidado!!”. Se isto não chamar sua atenção, a história a seguir certamente conseguirá. A mensagem alerta sobre uma onda de roubo de órgãos em Nova Orleans e Las Vegas, em as vitimas são drogadas e têm um de seus rins extirpado para ser vendido. Mas, não há motivo para ter medo. De acordo com a National Kidney Foundation, essa situação nunca aconteceu e se trata de uma lenda urbana.

7 - Você pegou um vírus! (de 1999)

Não existe um vírus Teddy Bear ou mesmo um sulfnbk.exe ou Um Cartão para Você (“O pior vírus já criado!… A CNN já fez o alerta, por favor repasse esta mensagem para todos que você conhece”).A farsa do jdbmgr.exe (também conhecido como Teddy Bear, porque o arquivo jdbgmgr.exe é representado por um ícone de ursinho) alertava internautas sobre uma mensagem de e-mail com risco de infecção de um vírus enviado via mala direta do Microsoft Messenger e que deveria ser apagado imediatamente.Mas, na verdade, não havia vírus e infelizmente o jdbgmgr.exe era um arquivo Java necessário. Com sua insistência em afirmar que o arquivo em questão, legítimo, era um vírus, a farsa sulfnbk.exe afetou até usuários mais experientes. Muitas pessoas o removeram. De forma parecida, o golpe do Um Cartão Virtual para Você afirmava que a McAfee tinha descoberto um vírus que, quando aberto, destruía o HD de um sistema infectado e automaticamente se enviaria para todos os contatos na lista de e-mail do usuário. Logicamente ele não fazia nada - a não ser assustar as pessoas.

8 - Microsoft compra o Firefox (2006)

O pesadelo da comunidade do software livre. Em outubro de 2006, um site até então desconhecido anunciava a compra do Firefox pela Microsoft e promovia o novo Microsoft Firefox 2007 Professional.O site fala dos novos atributos do browser e oferece anúncios em vídeo do produto. Era tudo uma grande mentira, mas a imagem da caixa do Microsoft Firefox  2007 era tão bem elaborada e profissional que muitos entusiastas do Firefox ficaram apreensivos.


9 - Um gato realmente grande (2001)

Existem gatos grandes e gatos ainda maiores. Este aqui, dizia-se, pesava quase 40 quilos e era enorme. A imagem parecia real e gerou bastante burburinho, até mesmo com seus requintes surreais, como o fato do dono do gato trabalhar numa empresa de energia atômica e mais ainda sobre reatores nucleares. Posteriormente, o dono do animal confessou que havia feito uma sessão criativa de Photoshop e que não acreditava que alguém pudesse crer que aquilo era real.


10 - Receita por 250 dólares (1996)

Uma mulher adorou o biscoito que comeu num café em Houston e pediu a receita ao garçom. “Dois dólares e cinqüenta centavos”, disse ele, e ela concordou em pagar sem hesitar. Mas, quando a conta do cartão de
crédito chegou, a cobrança era de 250 dólares, em vez de 2,50 dólares. Como vingança, ela pediu para você enviar a receita — adivinhem – para TODO MUNDO QUE CONHEÇA. Uma das muitas farsas que reapareceu graças à era da internet. Primeiro a tal receita apareceu num livro de culinária no fim da década de 1940 como um bolo de 25 dólares, depois surgiu como uma receita de um bolo do luxuoso hotel nova-iorquino Waldorf-Astoria, na década de 1960, e ressurgiu nos idos de 1970 como a receita de biscoito de uma tal Sra. Fields.

Férias por conta da Disney (1998)

“Caro Pateta… Envie este e-mail para todos e, uma vez que 13 mil pessoas o recebam, Walt Disney Jr vai enviar 5 mil dólares para 1,3 mil nomes dessa lista. O restante receberá uma viagem gratuita com acompanhante para uma semana na Disney durante o verão de 1999”. Seria odestino a Disney World, Disneylândia – ou a própria casa do Walt? O “Jr” no nome Disney era uma referência a uma pessoa que não existe, e era o primeiro indício de que se tratava de uma farsa. As pessoas ainda espalhavam essa mensagem pelo mundo dizendo “estou te enviando… só para o caso de ser verdade”.

12 - Pôr do sol sobre a África (2003)

Uma foto magnífica da África e da Europa tirada na estação espacial Columbia. O que torna a imagem fantástica é que, em Londres continua dia, e na Itália a noite já caiu, fazendo com que as luzes de Roma,
Nápoles e Veneza apareçam acesas. Uma pena que seja uma foto alterada digitalmente, provavelmente uma sobreposição de múltiplas imagens de satélite.



13 - Autópsia do ET em Roswell, Novo México (1995)

Roswell, Novo México, marco zero das controvérsias sobre OVNIS. É também o local onde o filme de uma autópsia de um ET foi filmado há 60 anos. Diz a história que um disco voador caiu nessa área e o governo dos EUA fez uma autópsia às pressas no alienígena.Em meados da década de 1990, indivíduos anônimos “descobriram” o filme secreto e o revelaram para esclarecimento do público não informado. Parece bem real, não é? Em 2006 veio a revelação de que o filme é uma farsa criada em 1995 por John Humphreys, um animador inglês que fez tudo em seu apartamento.

14 - Rastreamento via GPS de celulares (2007)

Já ouviu falar de um site que pode rastrear a localização de um telefone celular em tempo real? Ele usa um satélite GPS em combinação com o Google Maps e é incrivelmente preciso (sem mencionar o caráter invasivo da suposta tecnologia). Vá em frente e verifique você mesmo no site da SunSat Satellite Solutions e rastreie a localização de seu próprio telefone celular. Selecione seu país, seu número de celular e clique no botão de busca. Essa é uma das melhores farsas e vale a pena conferir por si mesmo.

2 comentários:

  1. suas fontes nao devem ser muito confiaveis porque a do gato é real
    ele a passou no antigo programa do gugu e um na record

    ResponderExcluir
  2. Do gato é fake mesmo amigo. Programa do Gugu e Record não tem nada de confiável.
    É só olhar o tamanho da cabeça do gato

    ResponderExcluir

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG