segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Por que existem animais mortos no espaço?

Em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong se tornou o primeiro homem da história a pisar na lua. Milhões de pessoas assistiram à transmissão do evento e, depois que Edwin"Buzz" Aldrin, Jr. se juntou a Armstrong, os dois passaram mais de duas horas recolhendo rochas lunares para levar de volta à Terra para análise. A operação foi um triunfo, não apenas para os Estados Unidos, mas para a humanidade, que imaginava as possibilidades de exploração.
O que muitos não sabem, entretanto, é que certos sacrifícios foram feitos para que os astronautas pudessem viajar no espaço. Os principais, porém, desconhecidos heróis da exploração espacial são os animais.
Antes de os programas espaciais começarem a enviar pessoas para a órbita, os cientistas não sabiam o que poderia acontecer com um organismo vivo que saísse da atmosfera terrestre. Quais seriam os efeitos da falta de gravidade em um mamífero? Como o corpo agüentaria a radiação solar?
Então, em vez de colocar seres humanos em uma situação tão arriscada, os Estados Unidos e a Rússia mandaram macacos, chimpanzés, cães e outros animais para o espaço a fim de analisar tais efeitos.
Infelizmente, como estávamos apenas no começo da corrida espacial e o processo de construção das espaçonaves ainda estava em fase de testes, com acertos e erros, qualquer falha nos lançamentos ou processos de reentrada era fatal para os animais. Em alguns casos, as naves espaciais que levavam os animais jamais foram recuperadas, levando-nos a crer que ainda haja naves em órbita, abandonadas em meio ao lixo espacial.
Para saber mais sobre animais no espaço e como eles ajudaram os cientistas a saber mais sobre a exploração do espaço.
Os primeiros organismos vivos a ir ao espaço eram, de fato, muito menores do que macacos ou cães. Em 1947, um recipiente cheio de moscas frugívoras voou a mais de 170 mil metros de altura, retornando à Terra sem nenhum dano aparente.
Logo depois, programas espaciais começaram a mandar animais maiores. No ano seguinte, o Aero Medical Laboratory começou a fazer experiências com animais em White Sands, N.M., e em 11 de junho de 1948, o foguete Blossom V-2 foi lançado no espaço levando a bordo Albert I, um macaco-rhesus.
Albert morreu sufocado durante o vôo devido à cabine apertada. Ao chamarem o macaco de Albert, os cientistas deram início a uma tradição, já que todos os outros macacos usados durante a operação também foram chamados pelo mesmo nome e a empreitada é atualmente conhecida como o Projeto Albert.
Infelizmente, as falhas continuaram a ocorrer - a maioria dos lançamentos experimentou sérias dificuldades técnicas, causando a morte dos animais. O que de melhor se pode dizer é que o segundo macaco, Albert II, sobreviveu durante todo o vôo através do espaço, vindo a morrer apenas na reentrada.
Durante os anos 50, outras missões trouxeram algumas melhorias, mas o mais famoso e adorado dos animais espaciais continua sendo Laika. Um mês após a União Soviética deixar o mundo boquiaberto com o lançamento do Sputnik I - primeiro satélite a entrar em órbita - os russos revelaram um plano ainda mais chocante.
No dia 3 de novembro de 1957, foi lançado o Sputnik 2, levando desta vez a bordo uma cadela chamada Laika (ladradora em russo). Laika, ou Kudryavka ("Pequenos cachos") como era chamada por seus instrutores, era uma vira-lata das ruas de Rússia, de aproximadamente 6 quilos - a preferência pelos vira-latas para os vôos espaciais vem do fato deles serem fortes e de sobreviverem a baixas temperaturas.

O sucesso da Sputnik e sua grande repercussão na imprensa fizeram com que Nikita Khrushchev, chefe do Partido Comunista (em inglês), adiantasse o lançamento da Sputnik 2 para o dia em que se comemorou um mês do lançamento da Sputnik I, então a nave teve de ser construída às pressas.
Os soviéticos chegaram a admitir, logo após o lançamento, que Laika não voltaria para casa. Os oficiais levaram a população a acreditar que a cadela havia sobrevivido por quatro dias antes de morrer devido ao superaquecimento. Em 2002, entretanto, as evidências revelaram que Laika morreu apenas algumas horas após o lançamento e que sua morte foi causada por uma combinação de calor e pânico. A morte da Laika incentivou os americanos a falarem mais abertamente sobre o tratamento dado aos animais e o povo russo passou a ver a Sputnik 2 como uma infeliz tentativa de marketing.

28 comentários:

  1. É por isso e por outros motivos
    que eu odeio o ser humano.
    Pq não mandaram a mãe deles?
    Filhos da Puta!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado por tudo e venham conhecer mais o Blog. Temos TV On Line, Canais de TV a Cabo, Desenhos e Filmes 24 horas por dia.
    Os links ficam no topo do Blog do lado esquerdo.

    ResponderExcluir
  3. Concordo totalmente com o que o 1º comentário, os animais não têm nada a ver com as "AVENTURAS" que o homem quer experimentar, coisa ridícula! :@

    ResponderExcluir
  4. Defensores dos animais... tcs... tcs... tcs...
    Suspendam 90% de tudo que consomem no seu dia a dia. Nao tome mais medicamentos, nao tome cha nem pilulas homeopaticas, nao escove os dentes, nao lave os cabelos se tornem animais tbem (afinal tbem somos!). Uma coisa e abusar e nao ter a etica cientifica quando utiliza animais para experimentos (procurem saber, va ate uma universidade federal mais proxima, peca para ir em um dos laboratorios de bio ou quimica, procura saber como e feito o procedimento antes de sair ai gritando) outra e simplesmente ignorar o fato que para termos a tao desejada (e que com certeza vc nao abre mao) qualidade de vida precisamos de realizar os testes.
    E se acha tao ruim, se candidata a voluntario para testes e salve um camundongo.

    ResponderExcluir
  5. antes um animal do que uma pessoal.
    a vida humana vale muito mais do que a de um animal.
    progesso = sacrificios
    vivam com isso.

    ResponderExcluir
  6. Esses pseudo-defensores dos animais são foda.
    Claro que dá pena de ver o cãozinho morrer nos experimentos, mas é para o bem do homem.
    Assim como experiencias com ratos, macacos, testando remédios.

    ResponderExcluir
  7. Engracado que um camarada colocou AVENTURAS... Do tubo de pasta de dente ate a privada da sua casa meu caro isso e experimento feito para astronauta.
    Apoio o outro quando ele diz.
    Ta achando ruim se candidata aos teste e salve um camundongo, cachorro, macaco!

    ResponderExcluir
  8. Não acho que explorar o espaço seja para o bem da humanidade se tudo que precisamos está aqui na terra. Sou contra usar vidas de animais que não tem nada a ver para experimentos idiotas. Quer fazer experimentos para o bem dos humanos? usem presidiarios setenciados a morte. Ta ai uma ótima solução. Eles pelo menos tem noção do que vai acontecer com eles e tem o organismo igualzinho! Coisa que cães e ratos não tem.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com o último comentário... Resolveria com eficácia o tão conhecido problema da superlotação dos presídios e seria também "pelo bem da humanidade". Por que comem, bebem, tomam banho de sol às custas do contribuinte. Seria um ótimo meio de devolverem uma parte do que consomem...

    ResponderExcluir
  10. Meu Deus chegamos aos presidiarios vamos ve aonde vai os comentarios hj a noite

    ResponderExcluir
  11. Nojentas essas pessoas que se acham melhores que os animais... na verdade essas pessoas são inferiores, inclusive em relação aos animais.
    Faço questão de ignorar pessoas que pensam assim e punir que age assim.

    ResponderExcluir
  12. Lembrem-se que as mais importantes vacinas, remédios e "drogas" LICITAS já criadas e usadas pelo ser humano foram, primeiramente, testadas em animais. Quando a mãe, pai ou avô de algum desses defensores for parar em uma UTI, não deixem usar nenhum medicamento. Que morram. Já que todos os remédios que usarem, foram, primeiramente, usados em animais.

    Cambada de hipócritas.

    ResponderExcluir
  13. Eu ri dos anonimos que nem coragem tem de colocar o nome, escrevendo a respeito de remédios... Se acham melhor do que os animais?? Pq n fazem uma coisa util a vcs e a sociedade e não se candidatam a cobaias de drogas? Estou certo de que vão ganhar muito dinheiro...

    Sou contra usar qualquer animal pra fins exclusivamente dos homens, quer fazer pesquisas? Faz um anuncio dando dinheiro em troca pra recrutar voluntarios, dessa forma estou certo que um monte de gente vai morrer pela ciência...

    ResponderExcluir
  14. por que eles não enviaram um dinossauro então???

    ResponderExcluir
  15. Vacinas, remédios e "drogas" lícitas são testados em animais sim, e a maioria sem sucesso. Um exemplo desse fracasso foi o medicamento Talidomida. Medicamento liberado (depois de incansáveis testes em animais)para mulheres grávidas, na tentativa de aliviar o enjôo. Resultado :Milhares de bebês com mal formação congênita.

    ResponderExcluir
  16. Nossa, por que sempre sai treta em comentários? AUHAUHAUHAUAHUAH galera encanadona! cada um é cada um ;)

    ResponderExcluir
  17. mas isso tudo e uma besteira primeiro que o homem nunca conseguiu sair da estratosfera e nem pisar na lua e no vídeo do homem pisando na lua a bandeira americana balança naum sei da onde ele tiveram essa Idea mas ate onde eu sei que espaço cideral e vácuo e no vácuo naum se propaganda o som ou o vento sim a parte de mandar animais pro espaço pode ser verdade mas do que isso e pura mentira

    ResponderExcluir
  18. Se querem realmente ajudar os animais, tirem as bundas de frente do computador e vão ajudar. Existem sites como www.caopartilhe.com onde você pode adotar ou ajudar financeiramente os animais. Agora parem de dizer que repudiam qualquer tipo de "mal-trato" se não fazem nada para ajudar também.

    ResponderExcluir
  19. Anônimo (logo acima), já faço isso... e quero fazer mais ainda.
    E pra fazer doação, faço pela internet mesmo... não precisa nem "tirar a bunda da frente do computador". Fica a dica pra quem quiser fazer o mesmo.

    ResponderExcluir
  20. foda-se os animais antes eles do q os humanos animal nao serve pra porra nenhuma mesmo

    ResponderExcluir
  21. Não sou protetor dos animais, mais ja que me acho racional, não acho certo mandar um ser que não faz mal a niguem...apenas nos que caçamos por esporte, mandamos eles pro espaço e tbm te mas dolorosas e sofridas pesquisa que podemos considerar tão absordo que chamo de "abdução terraquea"

    ResponderExcluir
  22. O povo ta bravo. TENSO MEUS OLHOS SANGRAM ESTOU CEGO imagina a proxima postagem vai ter morte pois a outra é pra se discutir mesmo

    ResponderExcluir
  23. sabe que é uma boa ideia mandar presidiários assassinos para esses experimentos para o bem dos seres humanos não é? afinal eles não nos trazem nada de bom mesmo, só nos roubam ou matam alguns de nós .. A respeito dos animais jhulio eles servem para muita coisa além de experimentos(alguns inuteis) eles como nós habitam este planeta e tem tanto direito de sobrevivência quanto os humanos, e é por comentários como esse que as vezes eu prefiro muito mais animais do que gente .

    ResponderExcluir
  24. CRUELDADE FILHAS DA PUTAS !

    ResponderExcluir
  25. Animais não querem ligão se tomam banho em um pet shop, se come a mais cara das rações ou se dorme na mesma cama que o dono! Eles não ligam se o ser humano pisou na lua e não querem saber o que nos queremos fazer amanhã, mais eles prescisam ser respeitados! Se você tem um animalzinho você sabe, ele está sempre te esperando e querendo amo, atenção e carinho! Só! Eles não querem consumir e nem querem ir passear na lua ¬¬'
    O ser humano é ruim. Só pensa em si proprio!

    ResponderExcluir
  26. esses falsos moralistas que se dizem defensores dos animaisn averdade não são burros, são apenas ignorantes...

    ResponderExcluir
  27. eu também sou contra afinal só deus sabe o que se passa na cabeça deles pois sabem que irão morrer.

    ResponderExcluir

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG