segunda-feira, 21 de março de 2011

As 11 estranhas atrações turísticas

Esta é uma boa pergunta. E você repetirá inúmeras vezes “Mas por quê?” dentro da sua cabeça assim que ler a lista que selecionamos a seguir com algumas atrações turísticas bastante estranhas. Quais são os “maiores do mundo” e atrações curiosas que existem próximo às estradas dos Estados Unidos e Canadá? Quem construiu essas estranhas estátuas e monumentos e por que eles atraem tantos turistas?

1. Casa na pedra


Sobre uma pedra de 18 metros de altura, em Spring Green, Wisconsin, a Casa na Pedra é uma das arquiteturas curiosas mais conhecidas nos Estados Unidos. Construída pelo excêntrico artista Alex Jordan, nos anos 1940, a Casa na Pedra era sua casa de férias antes de virar um museu, em 1961. Jordan vendeu a construção no começo dos anos 1980, mas ela continua a crescer como atração turística.
Com 14 exclusivos e ricamente decorados aposentos - incluindo o “Infinity Room” com 3.264 janelas – e um complexo que inclui um circo em miniatura e o maior carrossel do mundo, a Casa na Pedra é ao mesmo tempo excêntrica, brega, inovadora e elegante.

2. Memorial Crazy Horse


O Memorial Crazy Horse, localizado em Crazy Horse, Dakota do Sul, é resultado de um trabalho de muito amor que o escultor Korczak Ziolkowski começou em 1948 para homenagear um líder nativo americano. A escultura foi o trabalho de vida de Ziolkowski (até ele falecer em 1982) e é provavelmente o mais ambicioso projeto de arquitetura na estrada construído até então.
A família de Ziolkowski ainda trabalha no projeto, e a estátua continua a ser uma importante obra em andamento. A escultura é a representação do lendário guerreiro a cavalo e medirá 194 metros de largura por 170 metros de altura quando estiver pronta.

3. Estátua do Superman
 
 
Metrópolis, no extremo sul de Illinois, não tem nada a temer, afinal, o Superman mora lá. Em 1972, a cidade decidiu tirar proveito do seu famoso nome e adotou o apelido de “Cidade Natal do Superman”. Em 1986, foi erguida uma estátua de dois metros em homenagem ao heroi e em 1993 ela foi substituída por outra ainda mais impressionante – um monumento de bronze de quatro metros. 
 
4. Chuck, o peixe-gato
 
 
Chuck, o peixe-gato, abana seu "rabo" para os visitantes que passam pela sua estátua em Selkirk, Manitoba. Erguida em 1986, a estátua de sete metros e que pesa duas toneladas recebe os visitantes com um sorriso. A missão de Chuck: ajudar a promover Selkirk como a “capital do peixe-gato” (aqui no Brasil mais conhecido como bagre). É um título merecido – os pescadores no Rio Vermelho costumam pegar peixes-gato que pesam até mais de15 kg. 
 
5. Albert, o maior touro do mundo
 
 
Localizado em Audubon, Iowa, Albert, o maior touro do mundo mede nove metros e pesa 45 toneladas... de concreto. Recebeu esse nome em homenagem ao banqueiro local Albert Kruse e foi construída nos anos 1960 para o “T-Bone Days”, evento realizado anualmente, todo mês de setembro, para relembrar os dias em que o gado ia em comboio para os currais de Chicago. A estrutura da escultura foi feita com o aço de moinhos de Iowa que foram desmantelados.
 
6. Lucy, o Elefante
 
 
Elevando-se a 20 metros sobre a praia em Margate, Nova Jersey, Lucy, o Elefante, é o único exemplo de arquitetura zoomórfica nos Estados Unidos. Com escadas nas pernas que levam aos quartos na parte interna, o elefante de olhos arregalados foi  construído em 1881 para uma promoção imobiliária. Ao longo dos anos Lucy vem servindo como casa de veraneio, taberna, hotel e atração turística. Uma recolocação feita em 1970 poupou Lucy de ser demolida. Além disso, a escultura foi restaurada no ano 2000.
 
7. Estátua do gigante Jolly Green
 
 
Ho, ho ho! O gigante Jolly Green (gigante verde e alegre) ainda é o principal símbolo da empresa alimentícia Green Giant, localizada em Blue Earth, Minnesota. Desde 1979, a estátua de 16 metros e que ostenta um sapato de tamanho 78, homenageia o terceiro ícone mais conhecido da publicidade do século 20. 
 
8. Corn Palace
 
 
A cidade de Mitchell, em Dakota do Sul, orgulhosamente chama a si mesma de “capital mundial do milho”, e possui até mesmo um palácio para a celebração.  O Mitchell Corn Palace, construído originalmente em 1892, é hoje um auditório com torres em estilo russo que artistas locais criam anualmente e que são feitas de milhos e outros cereais produzidos em Dakota do Sul. Depois da colheita anual, é permito aos pombos e esquilos devorarem o “palácio” até o próximo ano, quando tem início todo o processo novamente.
 
9. Estátuas de Paul Bunyan
 
 
Há bastante estátuas de Paul Bunyan ao redor do continente para encantar os contadores de contos. Representações do personagem gigante do folclore norte-americano – conhecido por sua habilidade de derrubar mais árvores com um único machado do que muitas madeireiras modernas – podem ser encontradas em todos os lugares onde há campos de exploração de madeira.
Uma das estátuas mais memoráveis fica em Bangor, no Maine, terra natal do lenhador, onde um Paul de nove metros e 16 toneladas mostra seu machado e foice. Outras estátuas, como as localizadas em Klamath, na Califórnia, e Bemidji, em Minnesota, mostram Bunyan acompanhado pelo seu fiel companheiro, o boi azul.

10. Castelo de Coral


O Castelo de Coral foi uma invenção de Edward Leedskalnin, que foi abandonado pela sua noiva um dia antes do casamento. Sentindo-se rejeitado, Leedskalnin, mudou-se de sua casa, em Latvia, e começou a construir um monumento para seu amor perdido. O resultado foi o Castelo de Coral em Homestead, na Flórida. Sem contar com ajuda de fora ou equipamentos pesados, o amante “louco” esculpiu mais de 1.100 toneladas de corais transformando-os em maravilhosas formas. O portão de entrada é feito de um único bloco de coral e  pesa nove toneladas. 

11. O maior novelo de barbante do mundo


Apontar qual é o maior novelo de barbante do mundo pode ser difícil. Mas a grande maioria das pessoas diz que o vencedor é o novelo que pesa nove toneladas e que mede três metros de altura e está exposto em Darwin, Minnesota. Francis Johnson gastou quatro horas por dia entre 1950 e 1979 enrolando o novelo. Ele usou um guindaste para alcançar o novelo à medida que ele crescia.
Outro novelo que também compete pelo título de “maior do mundo” é o que possui 2 km de barbante enrolados originalmente por Frank Stoeber de Cawker City, no Kansas. De 1953 até sua morte em 1974, Stoeber enrolou o seu novelo. Todo mês de agosto, Cawker City sedia um festival no qual cada pessoa pode adicionar um pedaço de fio ao novelo que hoje já é mais pesado do que o de Darwin - mas ele foi enrolado por mais de uma pessoa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG