segunda-feira, 14 de março de 2011

Glub Glub: Quem se lembra?

Um dos melhores programas que já vi quando eu era criança o tempo bom. Agora estou com 26 anos e tinha 6 quando passava na TV Cultura.

O programa infantil Glub Glub estreou no dia 9 de setembro de 1991, indo ao ar de segunda a sexta-feira com meia hora de duração, na Tv Cultura.
Com direção de Arcângelo Mello Junior e roteiro de Lilian Iaki, Glub Glub era apresentado por dois divertidos peixinhos chamados "Glub" e "Glub", que tinham como amiga a caranguejo Carol. Eles viviam grandes aventuras, aprontando mil e umas no fundo do mar, contando um pouco da vida marítima para as crianças. Além disso os bichinhos do fundo do mar apresentavam e comentavam divertidos desenhos, sempre de uma forma gostosa e bem-humorada.
Os desenhos animados exibidos pelo programa eram completamente diferentes e criativos reunindo filmes estrangeiros, sobre os mais variados e inusitados temas, além de uma série do cineasta Cao Hambúrguer, produzida especialmente para o programa. Checoslováquia, Alemanha e Inglaterra são alguns países de onde vieram as animações e os desenhos produzidos a partir de diferentes técnicas, como massinhas, bonecos, marionetes e recortes. Entre as séries infantis apresentadas no programa estavam: Socorró Vovô, Bertha e a Fábrica, Johnson e Seus Amigos, Pare com Isso, Pumuckel, Nicolau e a Turma do Quintal, Salsicha & Salcichão, Turma do Bom Clima, Pingu Bully, Bojan, Plastinots, Morph, Zig & Zag, Ernest O Vampiro, Ric, O Pato Dínamo e Rua dos Pombos.
As animações de abertura e de cenário do programa são de Flávio Del Carlo, com trilha sonora composta especialmente por Hélio Ziskind. O último programa inédito de Glub Glub foi ao ar em 1994.
Em 2006, uma nova versão de Glub Glub foi ao ar. Estrelando Carlos Mariano e Gisela Arantes. A nova versão traz um nova premissa: agora o tema é voltado para a biologia marítima, e os peixes "Glub" e "Glub" apresentam vídeos feitos pelo cinegrafista Lawrence Wabba, retratando a vida marinha. Os cenários e o visual dos peixes foram remodelados.
Além de seu valor educativo, o programa fez sucesso por apresentar ao Brasil várias animações estrangeiras um tanto alternativas. Vindas de países como Alemanha, República Tcheca, Inglaterra, França e Bélgica, elas eram produzidas atráves das mais diferentes técnicas, incluindo stop motion bonecos live action (com atores fantasiados), entre outras. Até hoje, Glub Glub ainda é um dos blocos de animação mais importantes que o Brasil já teve.

Elenco:

Gisela Arantes .... Glub (Peixinha)
Carlos Mariano .... Glub (Peixinho)
Andrea Pozzi .... Carol (Carangueja)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG