quarta-feira, 29 de junho de 2011

O Que São Mensagens Subliminares

Quem nunca recebeu e-mails com os dizeres “o que você vê nesta imagem”? Ou já ouviu falar que há mensagens subliminares nas músicas da Xuxa e do Raul Seixas ou nos anúncios da Coca-Cola?
Mas isso existe mesmo? De acordo com o dicionário Aurélio, subliminar é um estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que, repetido, atua no sentido de alcançar um efeito desejado.
O uso de mensagens subliminares não é um fato recente. Em 1919, o Dr. Otto Poetzle, contemporâneo de Freud, conseguiu comprovar que as sugestões pós-hipnóticas possuem os mesmo efeitos dos estímulos subliminares para alterar o comportamento humano.
As mensagens subliminares podem ser colocadas em sons, imagens, vídeos ou textos por meio de técnicas como o backward masking. Trata-se de uma inversão fonética utilizada para inserir mensagens subliminares em músicas, trilhas sonoras, jingles, frases e discursos. E só é percebida quando a música é tocada ao contrário

Mensagens subliminares famosas

Você já deve ter ouvido falar que algumas músicas quando são tocadas ao contrário é possível escutar mensagens ocultas que não são ouvidas na canção original. Roberto Carlos, Pink Floyd, Beatles e muitos outros não escapam disso.
Uma das mais famosas mensagens subliminares encontradas no meio musical faz referência à música “Ilusão de ótica”, dos Engenheiros do Hawaii. Na canção tocada ao contrário ouve-se a frase: “Por que você está ouvindo isto ao contrário, o que você está procurando, hein?”.
O cinema também não fica de fora. O desenho da Disney "Bernardo e Bianca" (1977) foi retirado das prateleiras por conter mensagens ocultas. No filme, aos 28 minutos, aparece uma mulher nua na janela escondida em uma das cenas. Outro caso famoso envolvendo o estúdio é o filme "O Rei Leão" (1994). Na cena em que Simba cai sobre as flores que estão em cima de uma pedra levanta-se uma poeira e aparece no céu a palavra sex (sexo, em inglês).


Detalhe da mulher nua no desenho "Bernardo e Bianca", da Disney

A empresa de bebidas Coca-Cola aparece em grande destaque nas buscas sobre o tema. Curiosos sobre o assunto acreditam que o logo da marca traz a frase “Alô Diabo”, quando o rótulo é visto invertido. Mas fica a pergunta: por que os fabricantes da bebida colocariam a mensagem em português, sendo que a marca é americana?
Outra bem popular é da embalagem do cigarro Malboro. As letras L e B escritas em tamanho maior do que as demais representariam o órgão sexual masculino.

Os Beatles e a mensagem subliminar

Na internet é possível encontrar inúmeras páginas dedicadas ao assunto. Ao digitar mensagem subliminar + Beatles aparece uma infinidade de textos curiosos. Alguns deles estão listados abaixo.

Morte de Paul McCartney

Uma das mensagens subliminares mais conhecidas é a que faz referência à morte de Paul Mcartney. A mensagem subliminar estaria escondida em detalhes na capa do disco "Abbey Road - 1969: O Funeral". A tese conhecida como “Paul is Dead” diz que McCartney morreu em um acidente de trânsito e, para ocultar a morte, a gravadora convocou um sósia para a capa do disco. Inconformado, John Lennon teria espalhado uma série de mensagens subliminares.
Seriam elas: os 4 beatles enfileirados simbolizam a procissão de um funeral. John Lennon -- de branco -- seria o padre; Ringo Starr -- de preto -- o agente funerário; Paul McCartney é o morto e George Harrisson – com jeans surrado -- seria o coveiro. O carro na rua parece vir em direção a Paul. Porém, os ingleses dirigem na mão esquerda e presume-se que o carro já tenha atingido Mcartney e seguido em frente. O carro de polícia – entre John e Ringo – parece atender a uma ocorrência. Mcartney está descalço e segundo as tradições inglesas é comum ser enterrado sem sapato. Além disso, o beatle é canhoto, mas segura um cigarro com a mão direita.


LSD

Mais uma lenda envolvendo o quarteto está relacionada com uma música bem conhecida. Acredita-se que a canção “Lucy in the Sky with Diamonds” faz referência ao uso do LSD – droga muito usada nos anos 60. Já a música “ Sem Lenço Sem Documento”, de Caetano Veloso, seria uma resposta a banda com a mensagem Sem LSD.

Sgt. Pepper's

Outras mensagens subliminares também estariam escondidas na capa do disco “Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band" – 1967. A capa representaria um funeral por trazer imagens de pessoas mortas. A figura de Aliester Crowley, conhecido como “A Besta” -- satanista do século 20 – aparece na capa. As flores amarelas representariam um contrabaixo para canhoto, que seria de Paul Mcartney. No nome da banda estaria acrescido a letra O no final, que formaria a frase “Be at Leso” (Está em Leso), nome do local onde Mcartney estaria enterrado.


Um comentário:

Não será mais permitido spans e ofensas

BATE PAPO COM A GALERA DO BLOG